SAFRA RECORDE EM TOCANTINS



A colheira de soja deve bater recorde, neste ano, no estado de Tocantins. A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é colher mais de 2 milhões de toneladas em todo o estado. A quantidade é 54% maior do que a colheira do ano passado, que ficou em torno de 1,55 milhão de toneladas.

Por causa dessa expectativa e para evitar perdas na produção, agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão monitorando as plantações estaduais para combater a contaminação da Ferrugem Asiática, principal praga que acomete a oleaginosa.

Em entrevista ao programa Nossa Terra, da Rádio Nacional da Amazônia, o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira, falou sobre a importância desse monitoramento. Os agrônomos alertam os agricultores sobre a importância do vazio sanitário, o período em que o produtor não pode ter em sua lavoura plantas vivas de soja. No Tocantins, esse período vai de 1° de julho à 30 de setembro. Desde outubro até agora, a agência monitorou e cadastrou mais de 765 mil hectares da cultura para prevenção da ferrugem asiática. A área plantada no Tocantins para esta safra é de quase 900 mil hectares. 



(Fonte: EBC - Graziele Bezerra)

Telefone: (42) 3238-3888 ou (42) 9916-9284
Endereço: Rua Euclides Correia Ribas, 200 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - Jardim Carvalho - Ponta Grossa - CEP:84016-400

Todos os direitos reservados - SATParaná